Tudo sobre o mundo feminino. Moda, beleza, cabelos, unhas e mais!






Significado e símbolos da Páscoa




Significado e símbolos da Páscoa

O significado da Páscoa


A Páscoa é uma das datas comemorativas mais importantes na nossa cultura pois celebra a ressurreição de Jesus Cristo que depois de morrer na cruz, teve seu corpo colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu, até sua ressurreição, quando seu espírito e seu corpo foram reunificados.

Entre os cristãos, a semana anterior à Páscoa é considerada como Semana Santa. Esta semana tem início no Domingo de Ramos que marca a entrada de Jesus na cidade de Jerusalém.

Entre os povos europeus (inclusive os gregos), há milhares de anos atrás, era feita uma festa para comemorar a passagem do inverno para a primavera, durante o mês de março, pois entre os povos da antiguidade, o fim do inverno e o começo da primavera eram de extrema importância, pois estavam ligados a maiores chances de sobrevivência em função do rigoroso inverno que castigava a Europa, dificultando a produção de alimentos. A festa era realizada geralmente na primeira lua cheia da época das flores.

Já a Páscoa Judaica encontra-se no Velho Testamento da Bíblia, no livro Êxodo. Entre os judeus, esta data assume um significado muito importante, pois marca o êxodo deste povo do Egito, por volta de 1250 a.C, onde foram aprisionados pelos faraós durantes vários anos, além de estar relacionada com a passagem dos hebreus pelo Mar Vermelho, onde liderados por Moisés, fugiram do Egito.
Nesta data, os judeus fazem e comem o matzá (pão sem fermento) para lembrar a rápida fuga do Egito, quando não sobrou tempo para fermentar o pão.

O termo “Páscoa” tem uma origem religiosa que vem do latim Pascae. Na Grécia Antiga, este termo também é encontrado como Paska. Porém sua origem mais remota é entre os hebreus, onde aparece o termo Pesach, cujo significado é passagem.


Significado e símbolos da Páscoa

Mas e o coelho e seus ovos de Páscoa?


A tradição do coelho da Páscoa foi trazida à América por imigrantes alemães em meados de 1700. O coelhinho visitava as crianças, escondendo os ovos coloridos que elas teriam de encontrar na manhã de Páscoa.
Uma outra lenda conta que uma mulher pobre coloriu alguns ovos e os escondeu em um ninho para dá-los a seus filhos como presente de Páscoa. Quando as crianças descobriram o ninho, um grande coelho passou correndo. Espalhou-se então a história de que o coelho é que trouxe os ovos.
No antigo Egito, o coelho simbolizava o nascimento e a nova vida. Alguns povos da Antigüidade o consideravam o símbolo da Lua. É possível que ele se tenha tornado símbolo pascal devido ao fato de a Lua determinar a data da Páscoa.
Mas o correto é que a figura do coelho está simbolicamente relacionada à esta data comemorativa, pois este animal representa a fertilidade, já que o coelho se reproduz rapidamente e em grandes quantidades, os ovos, também relacionados à fertilidade, pintados com cores brilhantes e enfeitados, representam também a luz solar, um presente.


Significado e símbolos da Páscoa

E de onde veio o chocolate?


Alguém sabe o que é “Theobroma”?
“Theobroma cacao” é o nome científico do chocolate, chamado de “alimento dos deuses” pelos gregos.

Mas essa história de chocolate na Páscoa começou mesmo entre as civilizações Maia e Asteca, que consideravam o chocolate sagrado, tanto quanto ouro. Os Astecas chegaram a usá-lo como moeda, isso serve para se ter uma noção de quanto valia o chocolate naquela época (informação destinada àqueles que reclamam de ter que comprar chocolate para dar de presente nessa épocado ano hehehe).

Em meados do século XVI, acreditava-se que, além de possuir poderes afrodisíacos, o chocolate dava poder e vigor aos que o bebiam, isso mesmo ‘bebiam’. Em grande parte de sua história o chocolate foi consumido apenas como uma bebida.
Como se já não bastasse tudo isso, o chocolate também já foi considerado: pecado, remédio, ora sagrado, ora alimento profano, enfim…

E porque todo ano a Páscoa cai num dia diferente?


O dia da Páscoa é o primeiro domingo depois da Lua Cheia que ocorre no dia 21 de março ou depois (a data do equinócio).
A Quarta-Feira de Cinzas ocorre 46 dias antes da Páscoa, e portanto a Terça-Feira de Carnaval ocorre 47 dias antes da Páscoa. Esse é o período da quaresma, que começa na quarta-feira de cinzas.
Com esta definição, a data da Páscoa pode ser determinada sem grande conhecimento astronômico. Mas a seqüência de datas varia de ano para ano, sendo no mínimo em 22 de março e no máximo em 24 de abril.
A seqüência exata de datas da Páscoa repete-se aproximadamente em 5.700.000 anos no nosso calendário.

Simbolos da Páscoa


Significado e símbolos da PáscoaCoelho da páscoa: simboliza a fertilidade e a esperança de vida nova.



Significado e símbolos da Páscoa
Ovos de Páscoa: assim como o coelho, o simbolismo dos ovos está relacionado com uma nova vida e com a fertilidade.



Significado e símbolos da Páscoa
Cordeiro: Moisés sacrificou um cordeiro em homenagem e agradecimento à Deus pela libertação dos hebreus da escravidão no Egito. Também simboliza, do ponto de vista cristão, Jesus Cristo, que foi crucificado para libertar os homens de seus pecados.


Significado e símbolos da Páscoa
Sinos: são eles que anunciam, nas igrejas católicas, a ressureição de Cristo no domingo de Páscoa.


Significado e símbolos da Páscoa
Círio Pascal: é uma vela acessa com as letras gregas “alfa” e “ômega” (início e fim). A luz da vela representa a ressureição de Cristo.



Significado e símbolos da Páscoa
Colomba pascal: criado na Itália, é um pão doce em formato de pomba. A pomba simboliza a paz de Cristo e também a presença do Espírito Santo.


Significado e símbolos da Páscoa
Pão e vinho: simbolizam o corpo e o sangue de Cristo. Jesus repartiu o pão e o vinho com seus discípulos na Última Ceia (Santa Ceia).


Veja também: Receita de como fazer ovos de Páscoa caseiros



Artigos Relacionados:

Quando cai o Dia das Mães em 2012?
Festa Junina 2012 - Decoração, roupas e comidas
Ovos de Páscoa Lacta 2013 - Preços e onde comprar








Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>