Tudo sobre o mundo feminino. Moda, beleza, cabelos, unhas e mais!






Escova Progressiva com Formol: Verdades e mentiras




Escova Progressiva x Formol: Verdades e mentiras



Não importa o quanto a moda mude, aponte para outros caminhos, a maioria das mulheres sempre estarão em busca de madeixas lisas não é verdade?

E para alcançar esse objetivo, nós mulheres não medimos esforços. Entretanto o tão sonhado cabelo liso pode se tornar um pesadelo e por isso é de extrema importância que as mulheres se atentem ao famoso e temido ácido fórmico (mais conhecido como formol), principal elemento químico utilizado na maioria das progressivas. Quando são colocados em excesso nas fórmulas e associados ao calor do secador podem causar queda de cabelo, intoxicação, queimaduras no couro cabeludo, além de sérios danos à saúde.

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) regulamenta os produtos cosméticos com o único objetivo de proteger a saúde dos usuários, portanto, até que se prove o contrário, o formol em percentual elevado, acima de 0,2%, não deverá conseguir registro junto ao Ministério da Saúde.

Os riscos da escova progressiva com formol:

Contato com a pele (couro cabeludo) – Tóxico. Causa irritação à pele, dor e queimaduras.

Contato com os olhos – Causa irritação, vermelhidão, dor, lacrimação e visão embaçada. Altas concentrações causam danos irreversíveis

Inalação – Pode causar câncer no aparelho respiratório. Pode causar dor de garganta, irritação do nariz, tosse, diminuição da freqüência respiratória, irritação e sensibilização do trato respiratório. Pode ainda causar graves ferimentos nas vias respiratórias, levando ao edema pulmonar e pneumonia. Fatal em altas concentrações.

Exposição crônica – A freqüente ou prolongada exposição pode causar hipersensibilidade, levando às dermatites. O contato repetido ou prolongado pode causar reação alérgica, debilitação da visão e aumento do fígado.

Diante disso, é necessário que tenhamos muito cuidado na hora de realizar esse tipo de tratamento, sempre busquem salões de beleza e profissionais de confiança, além de ficar atenta. Muitas mulheres não sabem, mas é possível saber se o produto que estão utilizando em seus cabelos contém formol além dos níveis permitidos.
Como? Muito simples!
O cheiro de formol é inconfundível! Os olhos lacrimejam, a garganta e as narinas ficam irritadas e muitas pessoas começam a tossir. Sob a ação do calor, os vapores de formol se formam imediatamente e ocupam todo o espaço do salão.

Mas e agora, como vou alisar meus cabelos sem comprometer minha saúde?

A resposta para essa pergunta é muito simples. Esolha sempre os produtos alisantes que são registrados, pois existem diversas marcas e tipos no mercado que atendem a esta exigência.

Nós próximos posts falarei sobre as escovas progressivas sem formol, e acreditem, existem várias, para todos os tipos de cabelos e bolsos.










Um comentário para “Escova Progressiva com Formol: Verdades e mentiras”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>